sábado, 4 de janeiro de 2014

Novidades para os Viajantes - Venezuela e IOF

Nos últimos dias de 2013 duas notícias importantes para o turismo tomaram os meios de comunicação: as alterações estabelecidas pela Venezuela e o aumento (muito expressivo) na taxa de IOF para compras no exterior.

Se você não acompanhou ou ficou em dúvida sobre o impacto destas alterações na vida dos viajantes, hoje o post é para explicar um pouco isso.

Venezuela - exigência de seguros e alteração no câmbio
Milhares de turistas brasileiros visitam a Venezuela todos os anos, tendo o litoral banhado pelo Mar do Caribe como um dos destinos de maior destaque.
Nas últimas semanas de dezembro o governo do país adotou duas medidas preventivas que impactam no turismo: primeiramente, estabeleceu a obrigatoriedade do seguro de viagem de forma semelhante ao Tratado de Schengen - os planos devem possuir 40 mil dólares de cobertura mínima para despesas médicas e mil dólares para perda, furto ou roubo de bagagem. Algumas companhias, como a Assist-Card, GTA e Travel Ace já se manifestaram disponibilizando planos que atendem a estas exigências - e você pode comparar os seguros das três companhias no www.seguroviagem.srv.br.
A segunda medida importante implementada pelo país sul-americano foi relacionada ao câmbio, para coibir casas clandestinas de oferecerem a troca de dólares pela moeda local, o bolívar. Anteriormente, o câmbio destas duas moedas rendia 6,30 bolívares por dólar, valor que com as novas regras sobe para 11,30 por dólar. O objetivo é tornar a troca em estabelecimentos comerciais mais vantajosa para o viajante do que no mercado paralelo.


Aumento de mais de 1500% no IOF - o que fazer?
Outra notícia sobre taxas de câmbio não foram tão animadoras: em um momento onde a cotação do dólar tem ficado próxima dos R$2,40, o Ministério da Fazenda anunciou um aumento na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 0,38% para 6,38% para pagamentos em cartão de débito, saques em moeda estrangeira, compras em cheque de viagem e recargas de cartões pré-pagos no exterior. O infográfico abaixo, publicado pela Folha de São Paulo, ilustra com valores o impacto que isso tem sobre os gastos dos viajantes. Os novos valores estão sendo cobrados desde 28 de dezembro, e pegou muitos turistas de surpresa na véspera da viagem.



Se por um lado os viajantes ficaram divididos entre indignação ou resignação, por outro até mesmo os especialistas em finanças possuem opiniões diferentes sobre o propósito e efeitos deste aumento - alguns acham cedo para afirmar que a mudança faça as pessoas desistirem de viajar e fazer compras fora do país, enquanto outros conflitam entre afirmar que o propósito é aumentar a arrecadação ou que o impacto na arrecadação será ínfimo.

De qualquer forma, com os novos valores já vigentes, é importante que os turistas controlem bem suas despesas - e em qual modalidade de pagamento será cada uma - para evitar surpresas desagradáveis na hora de acertar a fatura do cartão de crédito ou tirar o extrato bancário, por exemplo.

De acordo com o educador financeiro Mauro Calil, o cartão pré-pago é vantajoso ainda que o IOF tenha subido, pois permite ao viajante controlar previamente seu orçamento para a viagem. Outra atitude que sempre defendemos aqui no blog é garantir também o seguro de viagem para evitar que gastos imprevistos se acumulem - imagine só precisar sacar uma quantia expressiva em dólares para arcar com uma emergência médica e depois ver que o câmbio e o IOF aumentaram muito aquele valor.


Fonte: Folha Turismo 01 02, Folha Mercado, Zero Hora, Estadão 01 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário