quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Seguro Viagem e outras dicas para viajar à Índia

Uma mistura de caos e espiritualidade, a Índia nos oferece muitas referências - mas ainda permanece misteriosa em alguns aspectos e pode confundir quem visita o país pela primeira vez. Reunimos aqui algumas dicas importantes para se preparar para a viagem:

Visto
A Índia exige visto e disponibiliza categorias bem diferentes, que podem ser acessadas no site da embaixada. Na categoria Turismo a taxa cobrada é de R$145 e o documento pode ser retirado após o prazo mínimo de dois dias úteis, com validade para seis meses.

Vacinas
Um dos requisitos mais importantes para a obtenção do visto é o Certificado Interacional que comprove a vacinação contra a Febre Amarela. É necessário se vacinar com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque e o documento internacional é emitido pelos escritórios da Anvisa, geralmente localizados nos próprios aeroportos. Quem já se vacinou há menos de 10 anos pode procurar diretamente a Anvisa com o comprovante de vacinação. Outras vacinas são muito recomendadas, embora não sejam obrigatórias - contra Raiva, Hepatite A e B, Febre Tifóide, Poliomielite (Paralisia Infantil, o reforço), DT (Difteria e Tétano), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Cólera.

Forte de Agra, a menos de 3km do Taj Mahal.
Saúde
A quantidade de vacinas recomendadas ao viajante antes de embarcar para a Índia chama o tópico da saúde. O país infelizmente sofre com problemas de saneamento básico, falta de higiene e algumas endemias. A prevenção por vacinas deve ser acompanhada por outras precauções, geralmente bastante simples, como a contratação de um seguro viagem - que, por não ser obrigatório, não tem um valor mínimo estabelecido, mas é uma carta na manga para resolver principalmente imprevistos de saúde. Por questões de higiene outros itens podem ser incluídos na mala, como um rolo de papel higiênico (utilizar banheiros fora do hotel ou aeroporto pode ser complicado), um lençol, uma toalha, álcool em gel, e até mesmo pastilhas de cloro (a água da torneira não é potável e algumas vezes até mesmo garrafas de água mineral são suspeitas) e absorventes (algumas viajantes relatam que raramente encontraram para comprar).

Vestuário
Uma preocupação comum entre os viajantes, principalmente mulheres, é quanto ao vestuário adequado para circular pelo país, já que culturalmente a sociedade indiana é patriarcal e possui códigos de conduta bem rígidos quanto a alguns aspectos. A recomendação geral é que as viajantes optem por saias longas, roupas que não marquem o corpo, que estejam com os ombros sempre cobertos e tenham sempre um lenço, pois em alguns lugares é obrigatório ter a cabeça coberta. Dê preferência aos sapatos confortáveis e fáceis de tirar, pois em alguns lugares é necessário entrar com pés descalços. Além disso, vestir biquíni e ir para a praia não deve estar nos planos - alguns viajantes comentam que dezenas de homens se aglomeram sem nenhuma discrição para olhar e fotografar mulheres de biquíni e este tipo de situação pode trazer riscos para a banhista.

Segurança
As dicas de segurança frequentemente frisam cuidados para a mulher, pois é sabido que a situação feminina no país é bem delicada, independente de serem habitantes ou turistas. Evitar multidões e não conversar com homens na rua são algumas delas, evitar o transporte público e dar preferência por táxis solicitados por telefone também. Há também recomendações mais gerais, como manter documentos pessoais e dinheiro junto ao corpo, em acessórios para se utilizar por baixo da roupa, e segurar a curiosidade para não ser vítima de golpistas que focam em turistas desavisados e encantados pelo exótico país.

Roteiro
Devido à grande extensão da Índia, é bem difícil conhecê-la em uma viagem só - a menos que você passe vários meses por lá - assim é importante ter o roteiro estabelecido para aproveitar bem o tempo. Os destinos mais cotados são Nova Délhi, a capital do país, Agra, onde fica o Taj Mahal, Varanasi, devido aos rituais e espiritualidade e por fim Mumbai, a maior cidade da Índia.


Fontes: 360 Meridianos 01 02, As Viajantes, Viaje Aqui e Humaniversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário