quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Surpreenda-se com Cingapura - Riqueza e "Fines"

Quem não tem muito contato com destinos turísticos diferentes ou com países asiáticos pode se surpreender ao saber que Cingapura - algumas vezes escrito Singapura - é uma Cidade-Estado extremamente desenvolvida economicamente, com excelente infraestrutura de transporte e turismo, e um mix de culturas.

O nome "Cingapura" significa "A Cidade do Leão" e um dos símbolos locais é o Merlion, a estátua em Marina Bay, que é metade leão metade peixe. No país, a mistura da cultura indiana, malaia, chinesa e britânica possibilita aos viajantes o contato com o oriente mas com algumas facilidades conferidas pela influência ocidental, como o uso da língua inglesa por boa parte dos habitantes.

Outras características locais é que Cingapura é um lugar bem seguro, limpo e luxuoso - é um dos países mais ricos do mundo, possui resorts famosos internacionalmente e construções impressionantes, como o Marina Bay Sands e suas três torres unidas pelo terraço em forma de barco, onde uma piscina de borda infinita e um show de luzes maravilha os visitantes.

Atualmente o país possui uma cooperação com o Brasil no programa Ciência sem Fronteiras, recebendo pesquisadores para doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.


Preparando a Viagem
Turistas brasileiros não precisam de visto para ingressar em Cingapura, mas seu passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade e os outros pré-requisitos de entrada são comprovante de renda para permanecer no país, passagem que comprove sua data de saída de lá e o certificado internacional de vacinação, para comprovar a vacina contra a febre amarela. Estudantes devem solicitar o Student Pass.

O seguro viagem não é obrigatório, mas Cingapura é um país caro, por isso não convém esperar por um imprevisto para arcar com os custos. Seja uma enfermidade causada por jet lag ou uma indisposição após experimentar um prato diferente, é bom ter o suporte de um plano que, por não ter um valor mínimo obrigatório, não terá custos muito altos para cada dia de sua viagem e poderá ser seu braço direito em algum imprevisto.

Para escolher o seguro que combina mais com você, acesse www.seguroviagem.srv.br, coloque as datas de sua viagem e selecione o destino "Ásia". Os planos exibidos para sua comparação oferecem cobertura em todo o continente - geralmente possuem cobertura mundial, com exceção ao Brasil e ao Espaço Schengen - sendo assim adequados também aos viajantes que seguirão para outros países após passar por Cingapura. Pesquisadores e estudantes contemplados por bolsas do governo podem nos consultar sobre condições especiais via e-mail: relacionamento@seguroviagem.srv.br.

As "Fines"
Por último, uma curiosidade que, na maioria das vezes, só será um problema se você quiser desrespeitar alguma das leis, é que Cingapura possui muitas proibições - às vezes bem curiosas - e que, se desrespeitadas, resultam em multas. Daí um trocadilho adotado por lá, inclusive em artigos para turistas: é comum encontrar algo como "Singapore - Fine City", que pode significar "Cingapura - Bela Cidade" ou "Cidade das Multas".

As "fines" não custam barato ao infrator, que pode ser multado por se alimentar no transporte público, atravessar fora da faixa de pedestres, cuspir, urinar ou jogar lixo no chão. Drogas e pornografia também são proibidas. Levar uma fruta típica da Ásia, o durian, para dentro do metro ou consumir chicletes sem ser por fins medicinais também rendem multa, assim como fumar ou circular de bicicleta em locais impróprios.

A homossexualidade masculina também é considerada delito na cidade-estado, por isso demonstrações públicas de afeto podem ser problemáticas mesmo para héteros. A lei é antiga, herdada do século XIX quando na Inglaterra (que dominava a região na época) os homossexuais eram punidos com prisão. Desde então, pouca coisa mudou - atualmente a relação entre duas mulheres não é considerada crime.

Fontes: 360 Meridianos, Guia de CingapuraA vida é uma viagem, Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário