quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Feliz Natal! - Três curiosidades sobre a data

Chegou o Natal! Desejamos uma festa excelente e, para aqueles que não celebram, um ótimo feriado.
Vamos falar um pouco sobre curiosidades da data? Listamos três delas para vocês:

1. A Festa
Antes que o cristianismo se difundisse pelo mundo, a virada de 24 para 25 de dezembro tinha outro significado. Em várias culturas antigas, nesta data eram promovidas festas pela luz contra a escuridão, já que no hemisfério norte nesta época ocorre o solstício de inverno - e a noite mais longa do ano. Houve também uma época em que o dia 24 de dezembro era dedicado pelos religiosos a Adão e Eva e, apenas posteriormente, a data seria consagrada ao nascimento de Jesus - que alguns estudiosos acreditam ser em uma época equivalente ao mês de abril no calendário atual.

2. A Árvore
A relação do pinheiro com a espiritualidade existe desde antigas festas pagãs. Depois, mesclou-se com as pirâmides de madeira decoradas por velas, feitas pelos cristãos alemães no século XVI, até se popularizar no século XIX como ícone de Natal, quando o príncipe Albert - alemão, marido da Rainha Vitória que era uma grande influenciadora de costumes na época - importou a árvore decorada de sua terra de origem e a família real apareceu em uma ilustração com seu pinheiro natalino decorado, que circulou mundo afora levando a tradição para outras terras.

3. O Papai Noel
No início, nada de bom velhinho com trenó de renas. A primeira figura benfeitora do Natal era um bispo da região onde hoje fica a Turquia, chamado Nicolau, que, diz a lenda, distribuía moedas de ouro nas noites de dezembro para ajudar os pobres. Nicolau foi canonizado e se tornou um santo popular em países como a Rússia e a Noruega - o que pode explicar a transformação que deu origem à figura residente no pólo norte. Assim como aconteceu com a árvore, também foi no século XIX que a figura do Papai Noel mais próxima da que conhecemos hoje apareceu pela primeira vez, com as vestes vermelhas e as renas. A figura foi popularizada pelos anúncios da Coca-Cola que circularam entre a década de 1930 e 1960 - e até hoje muita gente acha que foi a marca que o criou.

Em 2014 vamos continuar trazendo para vocês dicas de viagem e sobre como escolher o melhor tipo de seguro para cada uma delas. Tenham um feliz ano novo! ;D

Fontes: Zero Hora, Terra e Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário