quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Seguro Viagem para a Rússia

Desfaça na sua mente aquela imagem de Rússia comunista tantas vezes reforçada pelo cinema - o maior país do mundo está hoje entre as 10 maiores economias, tem Moscou como uma das cidades mais caras para viver, moradores bilionários e outros, ainda que não tão ricos, que circulam em carros luxuosos pelas ruas da cidade. Além deste ambiente encontrado na capital, o país é composto por uma enorme diversidade étnica e de influências diversas, e com todas estas características tão diferentes do estereótipo criado pela ficção vale a pena ver a Rússia com outros olhos. Para incluí-la entre seus destinos de viagem a gente fez uma lista de coisas interessantes, veja:

Preparativos
Brasileiros que forem à Rússia a passeio ficam isentos do visto para viagens até 90 dias. Porém, quem for com o objetivo de trabalhar ou estudar deve comparecer pessoalmente ao Consulado ou Embaixada da Rússia no Brasil apresentando o documento que formalize sua ligação com a instituição russa de destino, passaporte com validade de pelo menos seis meses após deixar o país, uma foto 3x4, o formulário de solicitação preenchido e pagar a taxa, que pode variar de R$102 a R$680, conforme o tipo e urgência do visto. Para estadias maiores que 90 dias é necessário também apresentar um certificado de exames que comprove que o viajante não está infectado por HIV. O país não estabelece nenhuma vacina obrigatória.

Seguro Viagem
Na hora de contratar um seguro para viajar à Rússia duas dúvidas aparecem com frequência:
1. Devo escolher Europa ou Ásia na hora de cotar?
Depende. O seguro não é obrigatório para brasileiros ingressarem na Rússia, mas é obrigatório na maior parte da Europa - portanto, se sua viagem também tem destinos no Velho Continente, opte pelos planos que atendem ao Tratado de Schengen. O viajante pode optar também pelos seguros destinados à Ásia quando seu roteiro estiver mais a leste - o continente não costuma estabelecer valores, mas é sempre indicado ter coberturas com um valor compatível com a duração da viagem.

2. Mas o seguro não é obrigatório, preciso mesmo ter?
Os cidadãos russos possuem um seguro de saúde obrigatório, diretamente relacionado ao seu endereço de residência, para ser atendidos pelo sistema público de saúde, mas devem arcar com todas as despesas que estejam além do programa básico - ou seja, o viajante desprevenido pode ter que arcar com todo o custo de um atendimento de emergência por não ter cadastro neste sistema, ou por necessitar de um tratamento que não faça parte do básico. O seguro não é obrigatório, mas é uma ajuda valiosa se você tiver um imprevisto em um país que não usa nem o mesmo alfabeto que o nosso.

Catedral de São Basílio por Alberto Carrasco Casado
Atrações Turísticas
Moscou e São Petersburgo são os principais destinos turísticos por excelência. Na capital do país o destaque fica para Praça Vermelha, onde podem ser vistos o Kremlin e a bela catedral de São Basílio com suas cores de doce, e para o teatro Bolshoi, conhecido mundialmente pela excelência de seus bailarinos. Enquanto Moscou mostra sua influência bizantina, São Petersburgo é ocidentalizada. Foi a capital do país do século dezoito ao início do século vinte, e algumas de suas paradas obrigatórias são o museu Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo, distribuído em sete edifícios - incluindo o antigo Palácio de Inverno dos czares - e o Teatro Mariinsky, talvez tão famoso quanto o Bolshoi, embora ainda seja mais conhecido pelo mundo por seu nome durante o regime soviético, "Kirov".

Bolsas de ensino
O Brasil e a Rússia possuem acordos de cooperação científica desde o final dos anos 1990. A cooperação foi estabelecida há cerca de um ano e as bolsas oferecidas são para doutorado sanduíche ou pleno e pós-doutorado. Além de Moscou e São Petersburgo, os estudantes e pesquisadores têm a oportunidade de estabelecer-se universidades federais e de pesquisa em cidades como Kazan, considerada um grande centro cultural russo, e Novosibirski, conhecida como "cidade dos estudantes" - a maior cidade da Sibéria e uma das maiores do país conta com quase 50 instituições de ensino superior.
Se você é bolsista entre em contato e conheça nossas condições especiais para seu seguro e de seus familiares: relacionamento@seguroviagem.srv.br.

Bônus: Alfabeto Cirílico
Clique na imagem e baixe o alfabeto utilizado na Rússia e em boa parte dos países vizinhos. ;)



Fontes: Viaje Aqui, Unijrrs, Falando Russo, Gazeta Russa 01 e 02 e Curso Russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário