quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Venezuela - diversidade natural e novas regras para o turismo

No comecinho do século XX o escritor Conan Doyle - sim, o mesmo autor de "Sherlock Holmes" - inspirou-se na região selvagem onde o Brasil e a Guiana encontram a Venezuela para escrever "O Mundo Perdido", um conto sobre dinossauros e conflitos de tribos. Quase cem anos depois, Salto Ángel - a maior cachoeira do planeta - apareceu na animação “Up — Altas aventuras”. Isso para dizer que a Venezuela não se resume às polêmicas do ex-presidente Hugo Chávez e é um destino para muitos tipos de viajantes.

NOVAS REGRAS PARA O TURISMO
No fim de 2013 o presidente Nicolás Maduro implementou um conjunto de mudanças com impacto no turismo e na economia. Confira:

Seguro Viagem
Obrigatório na Europa e em alguns territórios pela América Latina, o Seguro Viagem passou a ser exigido também na Venezuela, em um formato bem parecido com o que vigora no Espaço Schengen - a cobertura mínima obrigatória para despesas médicas deve ser de 30 mil euros ou 40 mil dólares, e deve cobrir também pelo menos mil dólares para perda ou roubo de bagagem. A Assist-Card, a GTA e a Travel Ace foram as primeiras a anunciar que já tinham seguros atendendo a estes requisitos - e você pode comparar os planos das três no www.seguroviagem.srv.br.

Câmbio
As regras cambiais também foram modificadas, para desestimular o mercado paralelo de dólares no país. Assim, o valor de câmbio atual passa de 6,30 bolívares por dólar para 11,30 por dólar. O governo alerta que compra e venda de moeda estrangeira a pessoas ou instituições não autorizadas é crime, conforme as leis venezuelanas.

Passagens Aéreas
Este mês passam a valer novas regras também para a venda de passagens aéreas para os venezuelanos, também como prevenção de fraudes relacionadas ao câmbio. As passagens deverão ter mais dados sobre o passageiro, a viagem e o vendedor, mas dificilmente influenciará a comercialização para os turistas estrangeiros entrando na Venezuela.

Vacinas e Visto
Turistas brasileiros não precisam de visto para permanecer na Venezuela por até 90 dias e podem ingressar no país apresentando o RG, já que faz parte do Mercosul. Porém, viagens com outras finalidades necessitam do documento - veja o site do Consulado para mais informações.
É recomendado vacinar-se contra Febre Amarela, Hepatite A, Difteria e Tétano. 

ONDE IR
A diversidade natural é um destaque da Venezuela, abrigando os ecossistemas amazônico, andino, atlântico e caribenho. Veja abaixo algumas sugestões do que conhecer:

Praia
A costa banhada pelo Mar do Caribe torna as praias e ilhas da região destinos cobiçados por excelência - um dos principais é a Ilha de Margarida, onde os viajantes têm a oportunidade de intercalar a prática de esportes aquáticos e visitas às belas praias à descoberta do patrimônio histórico, como o castelo de São Carlos de Borromeo, ou castelo de Pampatar. O arquipélago de Los Roques é um bom lugar para quem deseja ver praias inacreditáveis e se dedicar a curtir atividades relacionadas à água e bastante tranquilidade.

Montanha
Quem prefere montanha à praia, próximo à fronteira com a Colômbia começam os Andes, também chamada nesta região de Cordilheira de Mérida. O Teleférico de Mérida é o mais longo do mundo e, dividido em quatro etapas, leva os viajantes até o Pico do Espelho, a 4765 metros acima do nível do mar. De lá é visível o Pico Bolívar, o ponto mais alto da Venezuela - 4981 metros - onde escaladores experientes podem se aventurar após mais seis horas de viagem. Neste passeio é importante prevenir o soroche - o mal de altitude, que pode causar muitos problemas.
Na outra extremidade do país está o Parque Nacional Canaima - onde estão o Monte Roraima, Salto Ángel e o Vale dos Cristais - o incrível e inspirador cenário mencionado no início do texto.

Dica! Considere contratar um seguro com cobertura para esportes se estas atividades estiverem nos seus planos durante a viagem. Consulte este post para saber mais. ;)

Com tanta coisa bonita, é impossível não ver a Venezuela com outros olhos, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário