quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Seguro Viagem para a Ucrânia

Assim como outros países enfrentaram instabilidade recentemente, desta vez a Ucrânia está vivendo um momento complicado, com protestos, deposição do presidente e ameaças de separatismo.
Isso afeta tanto os planos de turistas quanto de outros tipos de viajantes, como os alunos de graduação sanduíche, por exemplo - pouco antes do início desta movimentação no país, o governo federal brasileiro formalizou a parceria com a Ucrânia para envio de bolsistas

Abaixo, reunimos algumas informações e dicas, para auxiliar quem está prestes a ir ao país ou espera realizar a viagem assim que as coisas estiverem mais tranquilas por lá, acompanhe:

Bolsas de estudo
Desde a década de 1990 o Brasil e a Ucrânia possuem acordos de cooperação científica e em breve o país deve começar receber estudantes e pesquisadores pelo programa federal de bolsas, inclusive pela ação ligada à Agência Espacial Brasileira. As outras áreas de interesse divulgadas são Energia Nuclear, Guerra Cibernética, Tecnologias Sensíveis, Soldagem, Segurança Nuclear, Mineração, Biocombustíveis e Fármacos. A página oficial apresenta uma lista de instituições relacionadas, mas não há editais abertos no momento - o que provavelmente é um alívio para bolsistas e familiares neste momento de incerteza política.

Turismo
Os principais pontos turísticos da Ucrânia estão na capital, Kiev, e alguns inclusive são considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO, como o Monastério de Kiev-Petchersk, construído no século onze, e a Catedral de Santa Sofia de Kiev. Além de outras construções religiosas, há também o Palácio Mariyinsky, onde geralmente reside o presidente, o Museu Nacional de Chernobil e uma das cinco maiores estátuas do mundo, a Mãe Pátria, de Yevgeny Vuchetich. O Museu Nacional de História, atualmente fechado para proteção do acervo diante dos protestos, também é de grande importância.
No sul do país o principal destino é a Crimeia, considerada uma das melhores viagens em 2013, que com sua diversidade natural tem belezas de todos os tipos e guarda algumas construções bem interessantes, como o Ninho da Andorinha, um castelo maravilhoso construído à beira de um abismo. Na região também ocorre anualmente a KaZantip, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. Por último dois pontos que são hit na internet: perto da fronteira com a Bielorrússia, Chernobil - desta vez não o museu, mas a própria cidade-fantasma - aberta à visitação desde 2011, atrai visitantes com gostos peculiares. Já para os românticos, há o Túnel do Amor em Klevan, mais a oeste no país.

Seguro Viagem e outros preparativos
Não há vacinas recomendadas ou obrigatórias, e para turismo e negócios os brasileiros estão isentos de visto para permanecer até 90 dias no país. Porém, para outras finalidades ou períodos maiores, é obrigatório obter o documento, e as instruções e taxas estão disponíveis na página da Embaixada.
A Ucrânia não faz parte da União Europeia - inclusive, este foi um dos estopins da crise atual - e sua moeda é a grívnia, cotada em mais de quatro por real. O país também não faz parte do Tratado de Schengen, e não há exigência quanto ao Seguro Viagem, mas é importante garantir um suporte pois os sistema de saúde pública da Ucrânia também está enfrentando um momento delicado, e por este motivo o seguro se torna um conveniência indispensável - e se o seu voo passar por países do Tratado, também estará cumprindo as exigências dele. Acesse www.seguroviagem.srv.br para cotar, comparar e contratar seu seguro ou entre em contato com relacionamento@seguroviagem.srv.br para obter condições especiais para bolsistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário