quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cultura e Educação - Conheça a Bélgica!

Audrey Hepburn, Hergé, Peter Paul Rubens, Raf Simons... Grandes nomes de áreas bem distintas, mas de quem você provavelmente já ouviu falar, nasceram todos na Bélgica. Mas, além destas pessoas tão talentosas, o que mais tem neste cantinho da Europa bem menos comentado do que a França e a Inglaterra?

Características
A Bélgica é dividida em duas regiões principais, Flandres e Valônia, onde se fala respectivamente holandês e francês, e a Ostbelgien, um pequeno território onde se fala alemão. Estas características ocasionalmente geram alguns conflitos culturais - porém, a cultura belga é muito rica, e em seguida vamos falar um pouco mais sobre ela. E se você só fala inglês, não se preocupe, a língua é bastante utilizada por lá. O país tem a economia bem globalizada, exportando automóveis, têxteis e produtos da mineração, mas é muito forte principalmente em serviços. A moeda oficial é o Euro, desde 2002, e a Bélgica faz parte do Tratado de Schengen desde 1985.

Seguro Viagem para a Bélgica
Viajantes que vão à Bélgica por até 90 dias para fazer turismo não necessitam de visto, assim como ocorre em outros países do Tratado. A validade do passaporte deve ser observada e é necessário apresentar a passagem de volta - intransferível e não reembolsável - para comprovar que o retorno está dentro do prazo. O Consulado em São Paulo informa que o seguro viagem com cobertura de trinta mil euros não é obrigatório para entrar no país, mas como não existem voos do Brasil direto para a Bélgica, recomendam o cumprimento da exigência, pois o seguro é obrigatório para a entrada nos outros países signatários do Tratado - por onde, provavelmente, você terá que passar para chegar ao destino final.

Cultura, gastronomia e turismo
Os principais produtos da gastronomia belga são seus chocolates de alto nível, queijos e cervejas - são mais de mil tipos e marcas, inclusive algumas produzidas por monges. A culinária da Bélgica é bastante influenciada por seus vizinhos e lá é muito comum encontrar batatas fritas, prato que garantem ter sido os inventores - título que disputam com a França, por exemplo.

A cultura e a arquitetura são grandes atrativos turísticos nas principais cidades, e é o país com a maior concentração de castelos no mundo. Em Bruxelas, a capital, construções de várias épocas e estilos se encontram, desde o gótico medieval ao art nouveu da belle époque. Ao mesmo tempo em que é abriga o Bouillon, uma fortaleza do século 8, há o Atomium, sua versão da Torre Eiffel - a réplica de 103 metros de altura de uma molécula de ferro foi construída para a Feira Mundial de Bruxelas de 1958, e deveria ser desmanchada seis meses depois. Entretanto, assim como o monumento francês, permaneceu em pé e tornou-se um ponto turístico importantíssimo. Também valem as visitas à Grand Place, considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO e uma das praças mais belas do mundo - é onde fica a prefeitura, construída no século XV - e ao Museu Real de Belas-Artes, onde é possível ver obras de Bosch, Rubens e Magritte. Há também um par curioso de esculturas, o Manneken Pis, de 1618, que é um menininho fazendo xixi - há uma cópia no Rio de Janeiro - e a Jeanneke Pis, sua versão feminina, inaugurada em 1987.

Há também a Antuérpia, que é polo de moda e possui um museu dedicado a ela - o Momu - a casa onde viveu Rubens, aberta à visitação, e até um Distrito da Luz Vermelha, como em Amsterdã. Outro destaque é a cidade de Bruges, apelidada de "Veneza do Norte" por causa de seus canais que podem ser percorridos de barco, e o centro histórico onde se pode saborear a gastronomia local apreciando construções da Idade Média.

Tomorrowland
Considerada o maior festival de música eletrônica do mundo, a Tomorrowland acontece em julho e este ano comemora seu décimo aniversário. Os ingressos são concorridos e o cadastro para comprá-los já está disponível. O evento acontece em Boom e sua decoração parece saída de um universo encantado.

Visto para Estudantes
Os bolsistas devem ficar atentos à documentação necessária para obter o visto adequado à sua condição. O passaporte deve ser válido por pelo menos um ano, e o estudante deverá entregar duas fotos 3x4, duas vias do formulário de requisição preenchido, atestado médico (conforme as leis belgas), duas vias do atestado de antecedentes criminais, comprovante do pagamento das taxas consulares, comprovação de renda para se manter no país e o documento de admissão na instituição de ensino anfitriã. Para mais detalhes, clique aqui.

Seguro Viagem para Bolsistas
As regras para obter a bolsa podem ser um pouco diferentes para os que desejam estudar na Bélgica, mas para obter condições especiais no seguro para esta viagem o procedimento é o mesmo para qualquer país - entre em contato pelo relacionamento@seguroviagem.srv.br para mais informações. ;)

Fontes: FolhaViaje Aqui, Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário