quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Viaje seguro para a Finlândia

Situado entre a Suécia e a Rússia, a Finlândia é um país que se industrializou tardiamente - apenas na década de 1950 - mas atualmente é um país desenvolvido e com altos indicadores de qualidade de vida e outros aspectos socioculturais.

Na cultura popular do país se destacam bandas de metal, e gêneros eletrônicos também fazem muito sucesso entre os jovens.

Em dezembro o país celebra sua independência - ocorrida em 06.12.1917 - e o Natal, que é muito relevante pois é em uma província finlandesa que "mora" o Papai Noel.

Viaje tranquilo para a Finlândia, acompanhe nossas dicas:

Preparando os documentos
Para ingressar no país não há nenhuma vacina obrigatória ou recomendada. Também não há voos diretos do Brasil para lá, por isso vale a pena observar as regras sobre documentos e vacinas do país de trânsito para evitar transtornos. Cidadãos brasileiros não precisam de visto se forem passar até 90 dias em terras finlandesas em viagens turísticas ou de estudos - excluindo atividades remuneradas. Para período maiores, entre em contato com a embaixada para obter o visto adequado, mas prepare-se para aguardar 30 dias - não existe nenhuma forma de antecipação ou visto "express". Os custos do visto também não são baixos e você pode precisar comprovar que possui 60 euros por dia para se manter no país e a passagem de volta.
É importante lembrar do seguro de viagem com cobertura mínima de 30 mil Euros, pois é um serviço fundamental para manter vários tipos de imprevistos dentro do orçamento da viagem, como gastos por atraso e cancelamento de voo ou despesas médicas (lembre-se sempre de ver as coberturas de seu plano e que ele deve ser acionado antes da utilização de qualquer outro serviço que possa não estar contemplado por elas). A moeda utilizada no país é o euro, diferente da vizinha Suécia que utiliza sua própria moeda.

Lugares para conhecer
Algumas atrações são mais do que especiais, como Rovaniemi, a cidade que abriga o "escritório do Papai Noel" e, ainda mais ao norte, o Hotel Kakslauttanen, com seus iglus de vidro para que os visitantes possam ver a Aurora Boreal - ambos na Lapônia. Helsinque, a capital da Finlândia, é considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver, e possui parques, atrações culturais e vida noturna - além de atividades específicas de inverno, quando a neve cobre a cidade. Um destaque é a Fortaleza de Suomenlinna, considerada patrimônio da humanidade desde 1991 pela UNESCO.

Bolsas de Estudos
A Finlândia faz parte de acordos com o governo brasileiro e concede bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação no exterior. O programa atua em parceria com o Centre for International Mobility (CIMO), que atua na concessão de bolsas variadas dentro do país.
Alguns pontos específicos devem ser observados pelos estudantes: alunos que ficarão mais de 90 dias no país devem solicitar seu visto, que tem um custo de R$930,00 e prazo médio de 30 dias para ficar pronto. Você pode conferir aqui todos os documentos necessários.
Um dos itens obrigatórios para a obtenção do visto de estudante é um seguro com cobertura de 100 mil euros para despesas médicas de um ano. Em algumas situações a apólice pode ser providenciada pelo CIM, mas nos casos onde o estudante precisa buscar seu próprio seguro, pode entrar em contato com a REAL Seguro Viagem pelo relacionamento@seguroviagem.srv.br para obter informações sobre planos e condições especiais para bolsistas.


Fontes: Embaixada da Finlândia e Visit Finland.

Nenhum comentário:

Postar um comentário