quinta-feira, 9 de maio de 2013

Seguro Viagem para a Turquia

Mesquita do Sultão Ahmed ou Mesquita Azul.
Fica em frente à Basílica de Santa Sofia. Foto daqui.
No ar entre outubro de 2012 e maio de 2013, a novela Salve Jorge não atingiu os mesmo níveis de audiência que sua antecessora, Avenida Brasil, mas apresentou aos brasileiros as belezas da Turquia.

A trama já terminou, mas a dica de viagem permanece. Abaixo algumas dicas de lugares para visitar e quais seguros são os mais adequados para cada um deles:

Ankara
Talvez você pensasse que a capital da Turquia é Istambul, a maior cidade do país, mas na verdade é Ankara - a segunda maior cidade. Ankara está localizada na região da Anatólia, tem uma grande importância histórica e sedia, além dos edifícios governamentais, muitos museus e construções preservadas.

Capadócia
Também localizada na Anatólia, a Capadócia não é uma cidade, mas uma região com formações geológicas bem singulares, que formam uma "paisagem lunar" esculpida durante os séculos por erupções vulcânicas e erosão. É famosa por suas cidades subterrâneas, casas e igrejas esculpidas nas rochas e pelo Parque Nacional de Göreme, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985. Outro atrativo muito forte da região são os voos de balão, que acontecem todos os dias pela manhã e duram cerca de uma hora.

Izmir
A região de Izmir, na costa do mar Egeu, é muito atraente ao turismo por suas belezas naturais e patrimônio histórico. As ruínas da antiga cidade grega de Éfeso ficam lá, a 3km ao sul da cidade de Selçuk, e são um dos pontos turísticos mais visitados da Turquia.

Istambul
A European Consumers Choice é uma organização sem fins lucrativos que anualmente organiza uma votação que elege os 10 melhores destinos europeus - a European Best Destination. Em 2013, Istambul obteve o primeiro lugar e, de acordo com o site, este será um ano marcante para visitar a cidade, pois é o 90º aniversário da República Turca. Entre as celebrações, haverá a abertura do túnel Marmaray, que fará a ligação entre a Europa e a Ásia sob o estreito de Bósforo.
Um dos cartões postais da cidade é a Basílica de Santa Sofia - a Ayasofya. Construída no século VI, já foi catedral, mesquita e nos dias de hoje funciona como um museu.


Seguro Viagem para a Turquia
A Turquia fica no Oriente Médio, dividida entre Europa e Ásia, e não faz parte do Espaço Schengen. A melhor maneira de escolher o seu Seguro para esta viagem é observando o perfil dela como um todo, levando em consideração alguns pontos:

- Você irá para outros países da Europa? 
A Grécia - que faz fronteira com a Turquia - assim como outros países na costa do mar Mediterrâneo, como a Itália e a Espanha, fazem parte do Tratado de Schengen, portanto o ideal é contratar um plano que tenha 30 mil Euros de cobertura em assistência médica se pretende visitar estes lugares também.

- Sua viagem se estenderá para a Ásia ou Oriente Médio? 
Como não existe uma exigência tão marcante quanto à do tratado europeu quanto ao seguro internacional nestas regiões, eventualmente um plano com menor cobertura pode ser igualmente útil.

- Quanto tempo vai durar sua viagem? 
Turistas brasileiros podem ficar até 90 dias na Turquia sem necessidade de visto prévio, com passaporte válido por seis meses. É importante que seu seguro cubra a viagem desde a data de partida até a data de chegada retornando ao Brasil, e o valor das coberturas deve ser coerente com o período da viagem, pois muitas seguradoras trabalham com o valor dos atendimentos somados até atingir o valor total da cobertura. Ou seja: se for passar três meses, talvez seja arriscado depender do seguro com a menor cobertura de todas.

- Pretende praticar esportes?
Esportes aquáticos, de neve e balonismo são comuns na Turquia. Se estiver nos seus planos praticá-los, procure seguros de viagem com cobertura para estas atividades e fique atento às condições gerais do plano adquirido, para ter certeza que possui a cobertura que você deseja. O balonismo, por exemplo, não é coberto por todas as companhias - consulte a Real Seguro Viagem para obter informações sobre os planos que cobrem esta modalidade.

Estes são alguns exemplos de considerações importantes a se fazer antes de escolher seu plano, mas é importante que cada viajante defina seus planos de viagem antes de decidir.


Fontes: Go Turkey, European Best Destinations, G1 e Wikipedia.


Um comentário:

  1. agradeço por dividir as informações; irei no próximo mês - Junho a julho e esse blog me ajudou muito, com informações claras e precisas.
    thanks a lot.

    ResponderExcluir