quinta-feira, 30 de maio de 2013

Reportagem sobre Seguro Viagem

O Jornal da Justiça, exibido pelo canal do Supremo Tribunal Federal (STF), fez em 2010 uma reportagem sobre o Seguro Viagem. O vídeo tem um pouco menos de nove minutos, confira:


Algumas informações contidas na reportagem serão atualizadas a seguir:

1. Carteirinha do Seguro
Nem todas as agências ou corretores vão lhe fornecer um cartão físico e nem por isso terão menos validade. Há empresas que trabalham com apólices digitais, que substituem o cartão.

2. Seguro Obrigatório para a Europa
O vídeo não menciona nenhuma vez o Tratado de Schengen, mas se refere a ele mais de uma vez - é o acordo que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um Seguro Viagem pelo viajante para ingressar em boa parte da Europa. Porém, diferente do que é dito pelo entrevistado, o valor mínimo exigido na cobertura de Assistência Médica é de 30 mil Euros - não 35 mil.

3. Venda Casada
Código de Defesa do Consumidor (Seção IV - Das Práticas Abusivas - Artigo 39) proíbe a venda casada. Isso não mudou, mas cabe reforçar, pois muitas pessoas podem desconhecer que, mesmo para países onde o Seguro Viagem é obrigatório, é ilegal obrigar o cliente a contratar o serviço junto com o pacote de viagem.

4. Cobertura de Doença Pré-Existente
Se você tem alguma doença pré-existente, verifique antes de realizar a contratação quais as condições dos planos de seu interesse em relação ao seu caso. Esta observação também vale para gestantes. Como existem muitas seguradoras no mercado, com uma enorme variedade de planos, é importante saber que alguns casos de complicação por pré-existência não se enquadram simplesmente em "atendimento emergencial" e podem não ser cobertos pelo seu plano. Informe-se.

5. Preços
Em relação ao valor do Seguro Viagem, os R$270 mencionados não são um valor fixo. O custo do seguro é calculado conforme algumas variáveis: o período da viagem, o valor das coberturas e até a cotação do dólar para o dia. É possível obter planos para uma semana por menos de R$80*, por exemplo.

*Cotação realizada no site da Real Compare no dia 29.05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário