quinta-feira, 23 de maio de 2013

Seguro Viagem para a Alemanha

Vista noturna de Berlim

Destino eleito principalmente por estudantes das áreas de ciência, tecnologia e inovação - e também por turistas amantes de história e cultura - a Alemanha possui algumas peculiaridades às quais é importante dedicar atenção.

Preparativos para Viagem
A vacina contra Febre Amarela, que gera muitas dúvidas nos viajantes, não é obrigatória nem recomendada para ingressar no país. Porém, é recomendado que você tenha atenção com a pontualidade - que é uma característica forte na Alemanha, então não conte com "aquele atraso de sempre" para seus compromissos.
Há um site oficial de turismo que você pode utilizar para planejar em quais lugares e eventos irá comparecer, e é importante mesmo se planejar, pois há muita coisa para ver e nem sempre em cidades próximas.
Leve em consideração também a questão idiomática: em alguns lugares afirmam que os alemães utilizam o inglês como segunda língua, mas segundo um guia elaborado pela Deutsche Welle para estudantes, não é possível assumir que "todos falam inglês". Outro dado importante é que mesmo nas maiores cidades alemãs, os estabelecimentos fecham cedo e poucas coisas abrem aos domingos.

Seguro Viagem
O primeiro Acordo Schengen, de 1985, teve a Alemanha como um dos signatários. Desde então, o país faz parte do espaço de livre circulação e o único território alemão que não está incluído no Tratado de Schengen é uma ilha no Mar do Norte, chamada Helgoland. Como é um destino turístico, se estiver nos seus planos mantenha seu passaporte com você, pois pode ser solicitado.
O Seguro Viagem para todo o resto da Alemanha deve ter cobertura de 30 mil Euros em assistência médica - algumas companhias oferecem 50 mil Dólares, que equivalem a quase 40 mil Euros, então estes planos também estão dentro das regras do Espaço Schengen.
A importância de ter uma Assistência de Viagem também se relaciona ao fato de poucas cidades brasileiras terem voos para a Alemanha - como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife - e em viagens com conexões há maiores riscos de extravio de bagagem.

Seguro Viagem para Estudantes
Assim como a Austrália, a Alemanha também exige dos estudantes universitários um seguro saúde específico, contratado nas Krankenkasse - as seguradoras estatais. Porém, a contratação de um Seguro Viagem particular é fundamental para o estudante que planeja aproveitar o tempo livre para viajar pela Europa, já que apenas o seguro estatal não garante as exigências do Tratado de Schengen.

Fontes: OMSViaje AquiDWUol Educação e Guia do Bolsista CSF.

Quer colaborar com nosso conteúdo? Deixe seu comentário e acrescente suas dúvidas e experiências! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário