quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Como planejar uma viagem para Cuba? - Seguro Viagem e outras dicas.

Cuba é um lugar com diversas particularidades que vão além de seu regime governamental e atingem a cultura e o turismo da maior ilha caribenha.
No post de hoje vamos dar algumas dicas para planejar sua viagem ao país e outras para aproveitar quando estiver lá.

Passagens: Atualmente há apenas uma opção direta entre Brasil e Cuba - o voo da Cubana entre Havana e São Paulo, operado uma vez por semana. Outras companhias aéreas possuem opções com escalas.

Vacinas: Cuba não exige vacinas, mas se os países onde seu voo fizer escala exigir é importante atender a este requisito. Confira na lista da OMS os países que exigem e quais são as vacinas necessárias (apenas em inglês, aqui).

Seguro: Desde 2010 o seguro viagem é obrigatório para Cuba. Embora possa ser tentador deixar para contratar algum só quando chegar por lá, não faça isso, pois assim você fica sem assistência se tiver algum problema no trajeto e, se precisar usar o seguro por reembolso, isso pode lhe causar outras dores de cabeça na volta (clique aqui e entenda melhor). Faça sua cotação no www.seguroviagem.srv.br, os valores são exibidos na hora, você compara as opções das principais companhias do mercado e contrata seu plano em poucas etapas.

Visto: É necessário, mas o processo de solicitação é bem rápido - no máximo 10 dias. Para quem mora em São Paulo é possível obter no Consulado na hora, com taxa de R$45. O visto de turismo tem duração máxima de 30 dias e você provavelmente ainda precisará dispor de algum tempo na sala de imigração ao chegar no país.

Câmbio: Fique atento! Em Cuba existem duas moedas, a local e a de turismo, e não existem casas de câmbio que trabalhem com qualquer moeda cubana fora de lá. Algumas pessoas recomendam que a conversão seja feita em Euros e posteriormente em casas cubanas fora do aeroporto. Você pode consultar a página do Banco Central Cubano para ver a cotação da moeda de turismo (o CUC).
Em outubro de 2013 foi anunciada a unificação da moeda local e a de turismo, mas a conclusão do processo está prevista apenas para 2015.

Precauções: Muitos mitos cercam a ilha caribenha - um deles é referente ao racionamento de papel higiênico, que aconteceu em 2009 e desde então tem perturbado muitos viajantes sobre a veracidade desta restrição. Dificilmente um turista enfrentará problemas quanto a isso nos hotéis, que frequentemente parecem uma realidade a parte da dos cidadãos cubanos. Entretanto, se você achar que pode ficar sem papel e outros itens de higiene, leve alguns em sua bagagem.

Conheça em Cuba: Uma das características mais comentadas de Cuba, sobretudo Havana, é a sensação de "volta no tempo". A arquitetura e os carros antigos contribuem com este sentimento, e não conte com wi-fi. Aproveite para conhecer a Casa de Ernest Hemingway e ir a alguma apresentação do Ballet Nacional de Cuba, uma das companhias de dança mais importantes do mundo. O balneário de Varadero, um dos mais famosos, com seus resorts e restaurantes nem parece fazer parte da ilha. Próximo ao balneário, na cidade de Santa Clara, está o Memorial dedicado a Che Guevara. Outro ponto atrativo para quem se interessa pela Revolução é Sierra Maestra, onde ocorreram as guerrilhas nos anos 50.

Fontes: Zero Hora e G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário