quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Seguro Viagem Receptivo

O Seguro de Viagem para a Europa provavelmente é o mais conhecido, devido à obrigatoriedade estabelecida pelo Tratado de Schengen. Mas é possível que a maioria das pessoas nunca tenha ouvido falar no Seguro Viagem Receptivo ou Incoming Insurance .

Esta modalidade de seguro é voltada para viajantes residentes no exterior que virão visitar o Brasil e, atualmente, não é obrigatório. Alguns intercambistas brasileiros podem ficar com dúvidas sobre a necessidade de contratar este tipo de plano após o período de estudos para retornar ao país, mas este tipo de plano não é um seguro de regresso e o estudante que contratar seu Seguro Viagem corretamente - com a data de ida e retorno reais - não deve se preocupar com isso pois, por padrão, estará coberto pelo seu plano.

O Seguro Receptivo tem a finalidade de oferecer coberturas para turistas estrangeiros e, assim como no Espaço Schengen, em breve pode se tornar obrigatório que estes viajantes contratem um seguro saúde para ingressar no Brasil. Ele é diferente do Seguro Viagem Nacional, que é para brasileiros em viagens dentro do território do país.

O Projeto de Lei 5542/13 está tramitando, será analisado por algumas comissões e, conforme o proponente, os planos deverão ter cobertura em todo território nacional, priorizando assistência médica - como no Tratado de Schengen - e repatriação, desobrigando o SUS de arcar com estes cuidados, principalmente durante os grandes eventos esportivos previstos para 2014 e 2016 (respectivamente a Copa e as Olimpíadas).

Tem outras dúvidas sobre Seguro Viagem Receptivo? Deixe nos comentários para que possamos complementar o post. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário