quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Seguro Viagem para Gestantes

Viajar durante a gravidez pode gerar muitas dúvidas nas futuras mães e algumas dicas básicas sobre o voo e o seguro de viagem podem solucionar as principais delas.

Posso viajar de avião grávida?
Esta é uma dúvida frequente e, embora possa parecer uma bobagem, é muito relevante. Mulheres grávidas podem viajar de avião, mas os médicos recomendam que estas viagens sejam feitas entre o terceiro e o sétimo mês, que seja feita uma consulta prévia ao obstetra para avaliar se há riscos e que se tome cuidados durante o voo com a circulação e a hidratação.

Quais as regras das companhias aéreas nesta situação?
As regras podem sofrer variações conforme a companhia aérea, mas tem um perfil bastante parecido. 
A partir da 28ª semana a passageira geralmente deverá apresentar um atestado médico comprovando que está em condições de viajar e ocasionalmente deverá fazer uma declaração de responsabilidade ou preencher algum tipo de relatório.

Lembrando que os cuidados e documentos serão um pouco diferentes para gestação de gêmeos.

Qual o melhor seguro viagem para gestantes?
O "melhor seguro de viagem" é uma das maiores questões entre viajantes de todos os tipos, e não seria diferente com as gestantes. Neste caso as opções são um pouco mais restritas dentro do portfólio das companhias, mas é indispensável contratar um plano. Um dos principais critérios da futura mãe deverá ser observar se o seguro terá cobertura para o período de sua gestação durante a viagem antes de contratá-lo. Os planos poderão cobrir até a 26ª ou a 34ª semana e é fundamental informar o período correto ao contratar para evitar inconvenientes. Outra atitude fundamental é ler as condições gerais do plano ou do upgrade para gravidez, uma vez que as regras e coberturas também podem ser diferentes entre as seguradoras.

Meu plano vai cobrir o parto?
O Seguro Viagem é um serviço destinado a urgências e emergências - ou seja, partos prematuros e abortos espontâneos costumam estar previstos entre os atendimentos cobertos. Porém, atendimentos relacionados a pré-natal e partos de curso normal estão excluídos, assim como abortos provocados.
Estas informações extremamente importantes são apresentados nas condições gerais de todas as seguradoras.

E se eu não contratar um seguro com a cobertura para gestante?
Uma das reclamações mais comuns contra o Seguro Viagem é "o plano não cobriu determinado ponto", entretanto a contratação deve ser feita levando em consideração todos os aspectos da viagem e do viajante - e também é comum que as pessoas não sejam muito cuidadosas com isto por pressa ou economia.
Assim como um seguro de automóvel não cobre se o carro for batido por um motorista não declarado durante a contratação, a seguradora pode se recusar a arcar com despesas diferentes das previstas pelo plano escolhido. Preferir um plano com valor mais baixo mas que não atenda às reais necessidades é uma contratação arriscada, onde o barato pode sair muito mais caro do que adquirir o seguro para o devido perfil.

Tem outras dúvidas sobre Seguro Viagem para Gestantes? Deixe nos comentários para que possamos complementar o post. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário