quinta-feira, 4 de julho de 2013

Seguro Viagem para a Itália

A Prato della Valle, em Padova (Pádua).
Uma das universidades mais importantes da Itália fica na cidade.
A Itália é um destino que atrai muitos brasileiros descendentes de italianos, mas também é interessantíssima para os viajantes que buscam história, gastronomia, moda... Não faltam motivos para conhecer o país com formato de bota.

Com o verão na Europa e a viagem de bolsistas para ingressar nas universidades do país no segundo semestre, há muitas pessoas preparando a primeira - ou mais uma - viagem, e o Seguro é um item obrigatório para estes viajantes.

Tratado de Schengen
É o acordo que estabelece que para entrar em grande parte dos países europeus a cobertura de 30 mil euros em Assistência Médica é obrigatória - e a Itália está entre estes países.

Seguro Saúde, Seguro Viagem e Assistência de Viagem
Na hora de encontrar o melhor plano, entretanto, muitas pessoas esbarram em uma dúvida comum: qual é a diferença entre Seguro Saúde, Seguro Viagem e Assistência de Viagem?
Já falamos mais detalhadamente sobre isso aqui no blog, clique aqui para ler o post.

CDAM
Outra dúvida muito frequente é sobre o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM), que permite ao viajante brasileiro utilizar o sistema público de saúde em outros países. Este certificado é fornecido para contribuintes do INSS e deve ser solicitado ainda no Brasil, mas é restrito a alguns países que possuem acordos com o Brasil.
Embora exista esta possibilidade na Itália, a Anvisa recomenda em seu Guia do Viajante que o passageiro considere a contratação de um plano particular - este detalhe pode fazer a diferença, principalmente para quem vai ficar durante mais tempo no exterior, como os estudantes.

Contratação Ilegal
Contratar um plano na Europa pode parecer uma boa opção mas, de acordo com as regras da Superintendência de Seguros Privados do Brasil (SUSEP), a instituição que regulamenta o comércio de seguros no Brasil, esta contratação é ilegal pois contraria as medidas tomadas para evitar evasão de divisas e sonegação de impostos. Você pode ver mais detalhes sobre isso aqui na terceira parte deste post.

Foto original: Villa Lussana

Vai pra Itália e tem outras dúvidas? Quer dividir uma experiência que teve no país? Deixe um comentário! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário