terça-feira, 16 de abril de 2013

Seguro Viagem - Portugal

Universidade de Coimbra, uma das que mais recebe alunos brasileiros.

Embora os destinos mais procurados em agências de intercâmbio sejam os países de língua inglesa, esta lógica se inverte um pouco no caso de bolsistas

Somando os bolsistas de graduação e pós-graduação, o segundo destino mais concorrido é Portugal, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e o motivo para isto é simples: a falta de proficiência em inglês, que é um pré-requisito para o ingresso de estrangeiros em diversas universidades espalhadas pelo mundo, acaba atraindo os universitários para um lugar onde o idioma não é um obstáculo.

Para reduzir a busca desproporcional por vagas em universidades portuguesas, o governo federal propôs a diversos candidatos a possibilidade de reoptar por outro país de destino, incluindo na bolsa de estudos alguns meses de ensino do idioma do país desta nova opção.

Visto
Segundo a Embaixada de Portugal, há um acordo que permite aos brasileiros em viagem de turismo, negócios, cobertura jornalística e missão cultural, ingressar e permanecer no país sem necessidade de visto por até 90 dias. Como as bolsas de estudos tem duração mínima de seis meses, é necessário que o estudante obtenha o Visto de Residência. Para obtenção deste visto, é necessário apresentar um documento da universidade de destino que confirme a admissão do aluno.

Além deste documento específico para estudantes, é necessário apresentar também outros, comuns a todos os tipos de visto:

- Requerimento próprio, fornecido pela Seção Consular
- Passaporte com validade de três meses além da vigência do visto
- Duas fotografias iguais, tipo passe, atuais, coloridas, com fundo liso.
- Título de transporte que assegure seu regresso
- Seguro Viagem [Também chamado de seguro saúde ou seguro médico de viagem. Neste caso é importante observar que, como Portugal faz parte do Acordo Schengen, o seguro deve ter a cobertura mínima de 30 mil Euros em assistência médica]
- Requerimento para consulta do registro criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), fornecido no Posto Consular mediante à entrega do restante dos documentos.
- Certificado de registro criminal do país de origem
- Comprovação de alojamento
- Comprovação de meios de subsistência [no caso, comprovativo da bolsa]


Seguro Viagem
Há diversos grupos no Facebook discutindo tópicos do edital, onde uma das dúvidas mais frequente é quanto ao seguro. Muitos dos estudantes estão saindo do país pela primeira vez, e até então nem sabiam da existência deste tipo de plano - mas há também grupos focados em seguro para bolsistas que podem esclarecer alguns pontos. É fundamental que o candidato opte por um plano que cubra as exigências do país de destino - e eventualmente da própria universidade - para não acabar contratando um seguro que não atenda às necessidades e acabe sendo um desperdício dos recursos da bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário