quinta-feira, 11 de abril de 2013

Seguro Viagem para Inglaterra

London calling!

Atualmente a internet é uma facilidade que permite que muitas pessoas planejem suas viagens nos mínimos detalhes, para evitar imprevistos e aproveitar o máximo, mas também há muita gente que está saindo do país pela primeira vez, e assim nem imagina quais providências seriam importantes tomar, além dos itens obrigatórios, para poder buscá-las.

A Inglaterra é um dos destinos mais procurados por estudantes de intercâmbio e por turistas em viagem pela Europa. Para entrar lá não são exigidas vacinas e nem o Seguro Viagem, porém é MUITO importante ficar atento a estes pontos - há menos de dois anos, por exemplo, houve uma grave epidemia de sarampo que atingiu diversos países europeus, inclusive a Inglaterra. Por isso, é fundamental estar com todas as vacinas em dia.

Além disso, mesmo que exista o NHS (National Health Service), que é o serviço público de saúde do país, semelhante ao nosso SUS, dependendo do caso o paciente estrangeiro pode ser cobrado - e considerando que uma libra custa cerca de três reais, esta cobrança pode ser bem cara no fim das contas.

Outro ponto que vale a pena considerar: é muito comum que estudantes que ficarão meses morando no país decidam conhecer outros países da Europa, e muitos turistas costumam programar viagens com uma rota de cidades em diversos países, e aí acabam cruzando com a obrigatoriedade - o Tratado de Schengen, ou Acordo Schengen, é uma convenção que surgiu na metade da década de 80 e definiu o Espaço Schengen, no qual há livre circulação de pessoas e, embora seja uma área de livre circulação, para ingressar nela é exigido o Seguro Viagem com 30 mil euros de cobertura para assistência médica.

A Inglaterra não faz parte deste acordo, mas se você estiver em Londres e decidir conhecer Paris, por exemplo, vai precisar ter o seguro e, por já estar fora do Brasil, o procedimento para obtê-lo geralmente é bem mais burocrático e suas opções ficam mais restritas.

Algumas pessoas apontam os seguros adquiridos na Europa como uma alternativa mas, de acordo com as regras da SUSEP, que é a instituição que fiscaliza a comercialização de seguros no Brasil, é ilegal um brasileiro contratar esse serviço no exterior - esta medida foi tomada pelo governo brasileiro para coibir a evasão de divisas, sonegação de impostos e tentativas de lavagem de dinheiro.

É possível localizar planos de seguradoras autorizadas pela SUSEP que cumpram as exigências do Espaço Schengen - e, ao mesmo tempo, tenham cobertura na Inglaterra - com preços bem variados. Para uma viagem de um mês existem opções de R$ 258.59 a R$ 1497.32, e o que faz esses valores variarem tanto são os tipos de cobertura. Muitas vezes o objetivo da viagem e o perfil do viajante que determinam qual o seguro mais adequado, por isso vale a pena olhar com cuidado as condições do serviço que pretende contratar, e se atende seus critérios.

Vai pra Inglaterra e tem outras dúvidas? Quer dividir uma experiência que teve no país? Deixe um comentário! ;D

3 comentários:

  1. Olá,

    Muito grato pelo texto. Foi muito útil. Show de bola!

    Gostaria de pedir que você falasse um pouco mais sobre essa ilegalidade de se adquirir um seguro no exterior devido as regras da SUSEP.

    Sou um participante do Ciência sem Fronteiras e estarei indo passar um ano no Reino Unido. Contratar um seguro de empresas de lá (locais do Reino Unido/Europa) estava entre minhas opções.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor! Obrigada pelo comentário, vou tentar esclarecer mais essas questões na próxima postagem. ;)
      Até mais!

      Excluir
  2. From our kaizen event we determined that in a position to} move wherever from 24 to 30 CNC machining machines a day, so we then divided the project into 14 moves over the course of 5 weeks. The first week would only consist of two moves in case any points arose and the subsequent 4 weeks would every include three transferring events. One of the most important kaizen events we carried out helped identify the roles and responsibilities of each staff member concerned in transferring a mill and to calculate how long it might take to maneuver our fleet of machines. We discovered that it took about 37 minutes to take down a mill and approximately 3 hours to get it back up and operating at the new location in Brooklyn Park.

    ResponderExcluir