quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Seguro Viagem Receptivo

O Seguro de Viagem para a Europa provavelmente é o mais conhecido, devido à obrigatoriedade estabelecida pelo Tratado de Schengen. Mas é possível que a maioria das pessoas nunca tenha ouvido falar no Seguro Viagem Receptivo ou Incoming Insurance .

Esta modalidade de seguro é voltada para viajantes residentes no exterior que virão visitar o Brasil e, atualmente, não é obrigatório. Alguns intercambistas brasileiros podem ficar com dúvidas sobre a necessidade de contratar este tipo de plano após o período de estudos para retornar ao país, mas este tipo de plano não é um seguro de regresso e o estudante que contratar seu Seguro Viagem corretamente - com a data de ida e retorno reais - não deve se preocupar com isso pois, por padrão, estará coberto pelo seu plano.

O Seguro Receptivo tem a finalidade de oferecer coberturas para turistas estrangeiros e, assim como no Espaço Schengen, em breve pode se tornar obrigatório que estes viajantes contratem um seguro saúde para ingressar no Brasil. Ele é diferente do Seguro Viagem Nacional, que é para brasileiros em viagens dentro do território do país.

O Projeto de Lei 5542/13 está tramitando, será analisado por algumas comissões e, conforme o proponente, os planos deverão ter cobertura em todo território nacional, priorizando assistência médica - como no Tratado de Schengen - e repatriação, desobrigando o SUS de arcar com estes cuidados, principalmente durante os grandes eventos esportivos previstos para 2014 e 2016 (respectivamente a Copa e as Olimpíadas).

Tem outras dúvidas sobre Seguro Viagem Receptivo? Deixe nos comentários para que possamos complementar o post. ;)

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Seguro Viagem para Gestantes

Viajar durante a gravidez pode gerar muitas dúvidas nas futuras mães e algumas dicas básicas sobre o voo e o seguro de viagem podem solucionar as principais delas.

Posso viajar de avião grávida?
Esta é uma dúvida frequente e, embora possa parecer uma bobagem, é muito relevante. Mulheres grávidas podem viajar de avião, mas os médicos recomendam que estas viagens sejam feitas entre o terceiro e o sétimo mês, que seja feita uma consulta prévia ao obstetra para avaliar se há riscos e que se tome cuidados durante o voo com a circulação e a hidratação.

Quais as regras das companhias aéreas nesta situação?
As regras podem sofrer variações conforme a companhia aérea, mas tem um perfil bastante parecido. 
A partir da 28ª semana a passageira geralmente deverá apresentar um atestado médico comprovando que está em condições de viajar e ocasionalmente deverá fazer uma declaração de responsabilidade ou preencher algum tipo de relatório.

Lembrando que os cuidados e documentos serão um pouco diferentes para gestação de gêmeos.

Qual o melhor seguro viagem para gestantes?
O "melhor seguro de viagem" é uma das maiores questões entre viajantes de todos os tipos, e não seria diferente com as gestantes. Neste caso as opções são um pouco mais restritas dentro do portfólio das companhias, mas é indispensável contratar um plano. Um dos principais critérios da futura mãe deverá ser observar se o seguro terá cobertura para o período de sua gestação durante a viagem antes de contratá-lo. Os planos poderão cobrir até a 26ª ou a 34ª semana e é fundamental informar o período correto ao contratar para evitar inconvenientes. Outra atitude fundamental é ler as condições gerais do plano ou do upgrade para gravidez, uma vez que as regras e coberturas também podem ser diferentes entre as seguradoras.

Meu plano vai cobrir o parto?
O Seguro Viagem é um serviço destinado a urgências e emergências - ou seja, partos prematuros e abortos espontâneos costumam estar previstos entre os atendimentos cobertos. Porém, atendimentos relacionados a pré-natal e partos de curso normal estão excluídos, assim como abortos provocados.
Estas informações extremamente importantes são apresentados nas condições gerais de todas as seguradoras.

E se eu não contratar um seguro com a cobertura para gestante?
Uma das reclamações mais comuns contra o Seguro Viagem é "o plano não cobriu determinado ponto", entretanto a contratação deve ser feita levando em consideração todos os aspectos da viagem e do viajante - e também é comum que as pessoas não sejam muito cuidadosas com isto por pressa ou economia.
Assim como um seguro de automóvel não cobre se o carro for batido por um motorista não declarado durante a contratação, a seguradora pode se recusar a arcar com despesas diferentes das previstas pelo plano escolhido. Preferir um plano com valor mais baixo mas que não atenda às reais necessidades é uma contratação arriscada, onde o barato pode sair muito mais caro do que adquirir o seguro para o devido perfil.

Tem outras dúvidas sobre Seguro Viagem para Gestantes? Deixe nos comentários para que possamos complementar o post. ;)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Seguro Viagem para a Coreia

É comum que famílias coreanas residentes no Brasil ocasionalmente visitem o país ou enviem seus filhos para estudar lá - caminho seguido agora por outros estudantes, sem ligação familiar com o país, através do bolsas de ensino. A Coreia do Sul é um país extremamente desenvolvido e demonstra excelência no ensino.

Visto
De acordo com informações da Embaixada coreana, não é necessário visto para viagens de turismo e negócios com permanência de até 90 dias - porém, para outras finalidades há vistos específicos, que o viajante deve solicitar aos órgãos oficiais do país em Brasília ou em São Paulo. Além disso, quem for permanecer no país por mais de três meses deve se registrar na imigração e obter seu cartão de registro.
Entretanto, pode ser necessário solicitar o visto estadunidense pois alguns voos fazem escala em Los Angeles.

Sistema de Saúde e Seguro Viagem
O sistema de saúde coreano pode ser utilizado por estrangeiros, mas há duas ressalvas: o registro será feito conforme o tipo de visto e o estrangeiro deverá pagar uma mensalidade para utilizar o serviço - e ainda poderá ser necessário pagar pela consulta ou exame.
Desta forma, a contratação do seguro viagem é muito recomendada para manter os gastos dentro de um orçamento previsto e ainda proteger o viajante durante o longo trajeto até a Ásia.
Veja aqui as opções das principais seguradoras do mercado e obtenha o plano mais adequado ao perfil de sua viagem.


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Seguro Viagem para a China

Viajar para a China pode ser um choque cultural imenso, por isso é importante ter atenção com os detalhes que antecedem a chegada à terra dos dragões.

Documentos
Os documentos indispensáveis para viajantes à China são o passaporte - com validade mínima de 6 meses - e o visto que, segundo o consulado chinês em São Paulo, será diferente conforme o perfil de sua viagem. O consulado irá solicitar outros documentos específicos e as taxas do visto também variam conforme a modalidade - R$100 e R$300 - e o prazo para ficar pronto é de 4 dias úteis.

Vacinas
Quanto às vacinas, de acordo com a OMS o certificado de vacinação contra febre amarela será requerido de viajantes que partiram ou transitaram por países onde há risco de contaminação da doença. Em alguns lugares da China há risco de contaminação por Malária, por isso deixe todas as suas vacinas em dia com pelo menos 15 dias de antecedência à viagem.

Jet Lag
Do Brasil à China a viagem pode durar até 30 horas e há uma diferença de quase 24 horas no fuso horário. Tudo isso pode causar uma confusão enorme no corpo do viajante - o Jet Lag - que pode levar até um dia para cada hora de diferença no fuso para ser amenizado.
Para evitar o choque, é interessante buscar uma aproximação dos horários alguns dias antes de embarcar - fazendo refeições nas horas em que provavelmente se alimentará no destino, por exemplo.

Alimentação
Uma dica fundamental de saúde é: cuidado com a alimentação. Mesmo os pratos chineses que são conhecidos no Brasil podem ser muito diferentes em sua terra natal e causar alguma estranheza.

Saúde na China
A China faz parte da área de risco de diversas doenças, segundo o Mapa Interativo da OMS. Atualmente há rumores de um novo tipo de gripe aviária no país - clique aqui para ver a notícia de 07.08.13.
O país enfrenta dificuldades relacionadas à saúde e o sistema público é diferente do SUS brasileiro - lá os pacientes precisam pagar por parte dos atendimentos e tratamentos.

Seguro Viagem
É fundamental escolher um plano com boas coberturas para uma viagem à China, pois com tantas diferenças - de horário, de alimentos e no sistema de saúde - é importante ter garantia de uma central de atendimento em português, ou outro idioma no qual seja fluente, a indicação de um local certo para ser atendido e que estes custos serão pagos pela seguradora, para que o câmbio não seja mais uma preocupação no caso de uma enfermidade ou acidente.
No site www.seguroviagem.srv.br você pode cotar vários planos das principais seguradoras do mercado e encontrar o plano com o melhor custo-benefício para esta viagem.

Vai pra China e tem outras dúvidas? Quer dividir uma experiência que teve no país? Deixe um comentário! ;D